Tosse seca

A tosse seca é uma tosse não-produtiva, que faz comichão e irrita a garganta. Este tipo de tosse não está associado a uma produção excessiva de expectoração – as vias aéreas não estão congestionadas - e muitas vezes ocorre uma sensação de comichão na garganta. A tosse seca pode evoluir para uma tosse com expectoração à medida que a doença subjacente avança.

A tosse seca pode ter muitas causas possíveis. Pode ser desencadeada por alergias ou factores químicos e ambientais, incluindo fumo do tabaco, pó ou ar extremamente seco, tal como ocorre nos recintos com ar condicionado. Por vezes, o refluxo gastro-esofágico pode causar tosse seca. Pode também ser o primeiro sinal de uma constipação: à medida que esta avança, a tosse seca pode transformar-se em tosse com expectoração (produtiva).

A tosse seca pode ser bastante dolorosa porque as crises de tosse não-produtivas podem irritar a garganta e forçar os músculos do tórax e das costas. Este tipo de tosse deve ser eliminada com eficácia, porque não proporciona benefícios e sobrecarrega as vias aéreas. Uma medicação antitússica ou supressora da tosse fiável e comprovada pode ajudar - aconselhe-se junto do seu Farmacêutico ou Médico.