Tosse com expectoração

A tosse constitui uma parte importante da resposta protectora do organismo. Também conhecida por tosse produtiva, tosse peitoral ou tosse húmida, a tosse com expectoração é a forma que o organismo tem de eliminar quantidades excessivas de expectoração (também chamada de catarro ou muco) das vias aéreas. Numa pessoa saudável, a expectoração é geralmente um líquido gelatinoso branco ou transparente. Capta as bactérias e partículas que inalamos, possibilitando a sua expulsão pelo movimento dos cílios de células específicas que transportam a expectoração para fora das vias aéreas.

A expectoração dificulta a respiração. Doenças como infecções do tracto respiratório, o tabaco ou a poluição do ar podem fazer com que a expectoração nas vias aéreas se torne demasiado espessa e pegajosa, acabando por obstruir as vias aéreas. A respiração torna-se difícil. E a expectoração excessiva pode agravar uma infecção. O organismo tem de libertar-se da expectoração e o resultado disto é a tosse produtiva (com expectoração).

Uma expectoração mais leve e mais solta é mais fácil de eliminar. O processo natural do organismo de eliminação da expectoração pode ser apoiado por um expectorante eficaz, como o Mucosolvan®. Mucosolvan® ajuda a soltar a expectoração ao dissolver o muco, facilitando o transporte para fora das vias aéreas pelo organismo. Assim, vai poder respirar livremente novamente.