O que causa a tosse?

Mucosolvan - Coughing is part of the body's self-protective response

Tossir faz parte da resposta de auto-protecção do organismo. A tosse é desencadeada pelo estímulo de receptores especiais nas vias aéreas, por exemplo, por excesso de expectoração.

Mucosolvan - Cough is triggered when special receptor nerves in the airways are stimulated

A tosse é desencadeada mediante o estímulo de receptores nervosos especiais nas vias aéreas. Fumo, pó ou partículas, por exemplo, desencadeiam tosse como resposta imediata. O ácido gástrico que reflui para o esófago (conhecido por refluxo gastroesofágico) também pode causar essa resposta. O excesso de expectoração nas vias aéreas também pode estimular os receptores tussígenos, sobretudo quando a expectoração é espessa e pegajosa, bloqueando os filamentos delicados (cílios) que normalmente transportam o muco para fora das vias aéreas.

Mucosolvan - Stimulated receptors send nerve signals

Os receptores estimulados enviam sinais nervosos ao cérebro, que responde tentando eliminar o agente irritante. Expulsões fortes e súbitas do ar para fora dos pulmões ajudam a expelir a substância irritante pela traqueia acima e para fora do corpo – por outras palavras, tosse. Quando o organismo está saudável, a tosse limpa as vias aéreas com êxito. Mas, durante uma doença, quando a expectoração se torna particularmente espessa e pegajosa, a resposta da tosse não é suficiente para mover a expectoração. Um expectorante eficaz como Mucosolvan® torna a expectoração mais líquida e mais fácil de mover.

Mucosolvan - Ask the experts

Pergunte aos especialistas

Quando devo consultar um médico por causa da tosse?